quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Queijos e Dietas


O queijo é um alimento quase completo. Apresenta uma digestibilidade (absorção das matérias pelo organismo) de 97% a 99%. Rico em proteínas, vitaminas e sais minerais, o queijo tem extraordinária importância na dieta alimentar de crianças e adultos, pois, em uma análise mais simples, concentra as propriedades do leite que é um alimento fundamental para o crescimento e o desenvolvimento dos seres humanos.

O queijo por ser muito rico em proteínas é capaz de substituir a carne, participando de maneira importante de regimes estritamente vegetarianos, já que também possui altas quantidades de  vitaminas A, B1, B12.

Os queijos praticamente não contêm carboidratos, sendo ideais para dietas específicas de proteinas. Os queijos figuram entre os alimentos que podem ser consumidos por pessoas de todas as idades e sob qualquer estado psicológico.

Como toda dieta, para não prejudicar-la, as calorias devem ser levadas em consideração, assim dependendo de cada tipo de queijo, pode se comer uma quantidade maior ou menor. Isto se deve a matéria gorda presente nos queijos. No caso da Mussarela Retiro, uma fatia (30g) possui aproximadamente, 80 calorias. Em uma dieta de 1.200 calorias, deve-se comer de três a quatro fatias  por dia, ou uma quantidade maior se for o caso de  uma dieta estritamente vegetariana.